Na manhã de sábado (4) foi inaugurado o novo presbitério da Basílica de Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria. A obra, que iniciou ainda no primeiro semestre de 2023, foi apresentada aos devotos e devotas as 6h da manhã, quando a Basílica foi aberta à comunidade. Com olhos atentos, mais de mil pessoas participaram da celebração que, desta vez, foi iniciada do lado de fora do Santuário.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, afirmou:
– O que estamos percebendo aqui é o ponto principal de toda revitalização da Basílica. O centro da Basílica agora é o Cristo, é Ele o centro de nossa fé. A Medianeira nos chama aqui para ficarmos sob o olhar d'Ele.
A partir de agora, as missas voltam a ser celebradas no Santuário, nos horários das 8h, 10h, 16h e 18h.
Obra
A escultura do Cristo Total que está no presbitério da Basílica da Medianeira foi realizada em 2023 por dois escultores de San Antonio de Ibarra, no Equador, que vieram a Santa Maria pelos vínculos religiosos com o Instituto Secular Murialdo. Os escultores são Germán Benavides e Cristobal Yepes. Os custos da obra foram subsidiados por doação de pessoas devotas da Medianeira.
A obra foi executada em madeira brasileira de reflorestamento, mede três metros de altura e foi policromada pelo artista Airton Schuch. A coroa de espinhos foi confeccionada em metal e pedras semipreciosas brasileiras pela irmã Maria Roseli de Shoenstatt. A cruz mede cinco metros de altura.